Plano de Lula para o SUS prevê fila única digital, teleconsultas e parcerias com a rede privada

Documento registrado no TSE prioriza redução de filas, transformação digital e atenção básica, com Mais Médicos, teleconsultas e parceria com a rede privada.

Por:
plano de governo registrado no TSE.

Publicada em 25/10/2026, às 21:00

Atualizada há 15 horas

Plano de Lula para o SUS prevê fila única digital, teleconsultas e parcerias com a rede privada

O plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo presidente reeleito estabelece as prioridades para o Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do mandato que se inicia em 5 de janeiro de 2027. O documento prioriza o combate às filas de espera, a transformação digital dos atendimentos e o fortalecimento da atenção básica.

Redução de filas e parcerias com a rede privada

Uma das principais metas é o combate ao tempo de espera por exames e consultas com médicos especialistas. O plano prevê:

  • Fila única digital: organização unificada de pacientes por critério de gravidade de cada caso;
  • Programa "Agora Tem Especialistas": ampliação das ações com mutirões, atendimento em terceiro turno e uso das Carretas da Saúde;
  • Atendimento complementar: integração e parceria com a rede privada para suprir demandas do SUS.

Tecnologia e agendamento pelo celular

A modernização do atendimento público foca na facilidade de acesso ao paciente. Entre as medidas anunciadas estão a unificação do histórico de saúde de cada cidadão, a possibilidade de marcar consultas e exames diretamente pelo celular e a expansão das teleconsultas a distância.

Atenção básica, medicamentos e prevenção

Para o atendimento próximo da residência dos pacientes, o plano prevê dar continuidade ao programa Mais Médicos e expandir o número de equipes da Saúde da Família. O documento também destaca a ampliação do acesso a medicamentos, com incentivo à produção nacional de remédios. Na área de cuidado preventivo, a plataforma prevê o reforço da cobertura vacinal, a ampliação da atenção integral a idosos ao domicílio e o fortalecimento da assistência pré-natal e ao parto.

Cenários PolíticosPolíticaPolíticas PúblicasPromoção da Saúde
Banner

Mais notícias

Política & Gestão